Nas últimas décadas, o sistema de gestão de estoque ganhou espaço em empresas de diferentes tamanhos e setores; afinal, essa solução é capaz de tornar as operações muito mais eficientes, diminuir erros humanos e tornar o processo de venda muito mais ágil.
Isso acontece porque o sistema de gestão de estoque automatiza todos os procedimentos que envolvem o estoque da empresa, como registro de entrada e saída de produtos, gerenciamento do fluxo de mercadorias e muito mais.
Quer conhecer os principais sistemas de gerenciamento de estoque e como escolher a tecnologia certa para a sua empresa? Continue lendo o nosso artigo!
Indice
O Que É Gestão De Estoque?
A gestão de estoque é o conjunto de procedimentos que visa o controle e o gerenciamento eficiente de produtos, insumos e matérias-primas no estoque de uma empresa.
Seu objetivo é assegurar que a companhia mantenha o volume adequado de produtos em seu estoque para as suas operações e processos de vendas, evitando o excesso de itens armazenados ou mesmo a escassez de itens.
Quais Os Benefícios Da Gestão De Estoque?
A gestão de estoque é uma prática que pode trazer muitos benefícios para as empresas. Uma delas é que ela possibilita maior controle dos recursos financeiros, evitando investimentos desnecessários em estoque excessivo e garantindo o volume suficiente de produtos para manter a produção ou para a venda, sem desperdícios.
O resultado de uma gestão eficaz é a redução de custos operacionais e uma melhora significativa na eficiência financeira do negócio.
Além disso, ao ter uma gestão de estoque que garanta que a empresa tenha mercadorias suficientes para a venda também pode gerar outros benefícios, como a satisfação do cliente, já que a organização pode atender às demandas dos clientes de forma rápida e consistente.
Como Funciona O Sistema De Controle De Estoque?
Os sistemas de gestão de estoque funcionam por meio da coleta de dados sobre a entrada e saída de produtos, o que permite um monitoramento contínuo dos níveis de estoque, comparando com o volume necessário, o que permite uma identificação precisa da quantidade que deve ser adquirida e quando é preciso restabelecer o estoque.
Somado a isso, um sistema de estoque também faz a classificação dos produtos conforme seu nível de importância, permite o rastreamento preciso dos produtos e também gera relatórios sobre a situação do estoque.
Quais Os Tipos De Controle De Estoque?
Existem vários tipos de gestão de estoque, cada um com suas características, funcionalidades e objetivos, sendo que todos eles podem ser adaptados aos mais diversos sistemas de gestão de estoque.
Entre eles podemos citar que o estoque inativo, que é aquele que contém itens ou produtos que não possuem demanda ou movimentação regular. Neste caso, os produtos armazenados podem se tornar obsoletos, o que não é recomendado.
Há também o estoque mínimo, que é a quantidade mínima necessária de itens que uma empresa precisa ter para atender à demanda regular antes da reposição, evitando escassez de produtos.
O estoque máximo define a quantidade máxima de mercadorias para evitar excesso de estoque e custos de armazenamento. O estoque de antecipação prepara a empresa para demandas sazonais. Podemos citar ainda o estoque de segurança, que é um volume de produtos armazenados que será usado em momentos de exceção ou imprevistos.
Outro tipo de estoque é o consignado, que envolve a terceirização da gestão de estoque, e também o dropshipping, que não requer estoque físico, com produtos sendo enviados diretamente pelo fornecedor quando são comprados pelos clientes.
Quais São Os Principais Sistemas De Gestão De Estoque?
Hoje em dia, o mercado conta com os mais diversos tipos de sistemas de gestão de estoque. Uma das soluções mais eficientes do mercado é o ADV ERP, que ajuda a sua empresa a otimizar a administração do estoque.
Essa solução garante a simplicidade na consulta de saldos de estoque, realiza a automação no controle de vendas, executa os balanços de estoque com facilidade, além de oferecer recursos de códigos equivalentes e muito mais.
Qual É A Média De Preço Desses Sistemas?
A média de preço de um sistema de gestão de estoque pode variar dependendo dos mais diversos fatores, como porte da empresa, a complexidade das operações, número de usuários, funcionalidades necessárias, etc.
Dessa forma, não é possível trazer uma média dos valores, visto que há a necessidade de uma análise prévia para determinar os preços.
Como Escolher O Melhor Sistema De Controle De Estoque Para Sua Empresa?
Para escolher o melhor sistema de controle de estoque para sua empresa, é preciso considerar uma série de aspectos. Confira alguns aspectos que precisam estar no seu radar antes de contratar uma solução:
Custo de Contratação e Manutenção
O primeiro critério a ser analisado para escolher os sistemas de gestão de estoque mais adequados para o perfil do seu negócio é avaliar o orçamento disponível para a contratação.
Dessa forma, leve em consideração, por exemplo, os custos iniciais e recorrentes, além das licenças mensais ou anuais, taxas de suporte e atualizações, etc.
Faça também comparações das opções disponíveis no mercado e procure soluções que ofereçam um bom equilíbrio entre preço e recursos.
Não deixe de analisar a escalabilidade do sistema para entender de que forma a solução conseguirá atender as demandas de crescimento do seu negócio.
Simplicidade Operacional
Outro ponto importante para analisar os mais diversos sistemas de gestão de estoque do mercado é considerar sua simplicidade operacional.
Dessa forma, é importante verificar se o sistema conta com uma interface intuitiva e se o sistema tem uma boa integração com os processos operacionais da sua empresa.
Análise ainda a curva de aprendizado, já que uma solução muito complexa pode exigir mais treinamentos e um processo de implementação mais longo.
Conjunto de Funcionalidades
Esse é um dos critérios mais importantes na hora de definir os melhores sistemas de gestão de estoque. Dessa forma, faça um levantamento dos recursos essenciais para a operação da sua empresa.
Priorize sempre as funcionalidades que atendem às necessidades da sua operação ou que conseguem se adaptar aos processos internos da sua empresa. Ao considerar esses critérios, certamente, você encontrará o melhor sistema de gestão de estoque para a sua organização.
Escolha o melhor sistema de estoque do mercado? Conheça o ERP da ADV Tecnologia e garanta uma gestão eficiente dos seus armazéns
Conclusão
Agora que você já conhece os principais sistemas de gestão do estoque e os fatores que deve considerar antes de contratar uma solução, lembre-se que uma das opções mais eficientes do mercado é o software da ADV Tecnologia.
Nossa solução engloba as mais diversas particularidades da gestão de estoque, tornando sua operação ainda mais precisa e eficiente. Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras