Entender em detalhes o que é cada parte do processo burocrático da sua empresa é essencial para manter a fluidez e a legitimidade do seu negócio. E, com o DANFE online isso não poderia ser diferente. Afinal, ele é fundamental para as áreas de compras, vendas e toda a gestão da cadeia de suprimentos.
Mas, afinal, o que é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, para que serve e como emiti-lo? Saiba mais sobre o DANFE online no texto abaixo com a ADV Tecnologia!
Indice
O que é DANFE online?
Muitas pessoas confundem o DANFE online com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O engano é compreensível: o DANFE é, como o nome diz, um documento auxiliar da NF-e.
Procurando mais informações sobre o envio de uma mercadoria vendida por sua empresa? O DANFE online é o caminho para esse monitoramento.
Além disso, ele contém todos os dados emitidos na nota, incluindo uma chave de acesso para o arquivo XML da nota. Inclusive, a própria circulação do produto só é permitida com a presença do DANFE, que é gerada no mesmo momento que a NF-e.
No DANFE online você encontra informações como:
- Horário e data de saída do produto;
- Dados do destinatário;
- Dados do remetente;
- Transportadora responsável pela entrega;
- Descrição da mercadoria e sua natureza;
- Código de barra;
- Impostos;
- Chave de acesso XML com 44 dígitos.
Mas, além de facilitar a localização e os dados sobre o processo de transporte do produto, para que mais o DANFE online é usado?
Para que serve o DANFE online?
Contendo todos os dados importantes para a operação até a entrega para o cliente final, o DANFE online ainda é essencial para a fiscalização e a segurança.
Isso porque é ele que leva a assinatura do cliente no momento da entrega, servindo como uma forma para comprovar o recebimento do produto.
Quem deve emitir o DANFE online?
Assim como dito acima, o DANFE online é emitido simultaneamente com a Nota Fiscal Eletrônica. Portanto, o documento deve ser gerado pelo emitente.
Para isso, é necessário que a sua empresa esteja autorizada e legalizada a realizar a emissão pela SEFAZ (Secretaria de Fazenda).
Quais as principais diferenças entre o DANFE online e a Nota Fiscal Eletrônica?
Assim como dissemos, a confusão entre DANFE online e NF-e acontece com frequência. Afinal, ambos estão envolvidos durante todo o processo de compra, venda e envio dos produtos comercializados.
Quer saber um pouco melhor sobre as principais características de cada um? Continue acompanhando o texto!
DANFE online
Em suma, podemos dizer que o DANFE é um documento simplificado e auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
Devendo seguir os critérios do Manual de Integração do Contribuinte e conter todas as informações presentes no arquivo XML. Caso existam diferenças entre o DANFE online e o XML, podem ocorrer problemas com a fiscalização.
Nota Fiscal Eletrônica
Já a Nota Fiscal Eletrônica, por sua vez, é o documento que formaliza transações de mercadorias ou serviços tanto em meio online quanto físico.
Além de garantir mais segurança para o processo, a NF-e ainda pode ser utilizada como um comprovante para a declaração e o recolhimento dos impostos.
Atualmente, podemos dividir as Notas Fiscais Eletrônicas brasileiras em três principais grupos:
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): essa é a nota usada em transações de serviços. Por exemplo: uma ida ao veterinário, a contratação de uma empresa, academias ou procedimentos médicos;
- Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e): essa é a nota que mais citamos ao longo do texto. É utilizada quando existe a venda de um produto. Por exemplo: itens de sites de e-commerce;
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e): por fim, a NCF-e é utilizada como forma de substituição dos antigos cupons fiscais. Existindo apenas no universo digital, é muito utilizada em varejos, por exemplo.
Como emitir o DANFE online?
Agora você já sabe o que é e qual a importância do DANFE online para o monitoramento e a segurança do transporte de suas mercadorias. Então, chegou o momento de entender como emiti-los.
- Padronize seu sistema de emissão: usando um sistema unificado de notas como o ADV ERPADV Tecnologia, sua empresa diminui o risco de divergências e erros fiscais;
- Preencha todos os campos pedidos;
- Gere o DANFE online: assim, o arquivo XML será autenticado e depois enviado para a Secretaria Estadual da Fazenda;
- Imprima e salve seu documento como preferir.
Arquivo XML
Sigla para “Extensible Markup Language”, o arquivo XML nada mais é do que a versão digital da Nota Fiscal emitida. Ou seja, ele representa graficamente todos os dados contidos na NF-e.
Deve ser armazenado em segurança, pois, caso haja necessidade, pode ser usado para auditorias na Receita Federal. Porém, diferentemente do que ocorre com o DANFE, o XML não acompanha a mercadoria. Por isso, caso o cliente deseje, deve solicitar ao fornecedor.
Quer facilitar a rotina de emissão de notas do seu negócio? Conte com o Sistema de Emissão de nota fiscal da ADV Tecnologia, empresa especialista em software para Indústrias e Distribuidoras.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras