Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras

Sistema de vendas e estoque: solução ideal de gestão

Tenha o controle completo da sua área comercial incluindo gestão de clientes, orçamentos, vendas, comissões, metas e resultados gerenciais

Históricos e consultas de clientes em uma única tela

Para a área comercial, é muito importante ter acesso rápido às informações dos clientes. Então, ao selecionar um cliente, o sistema de vendas e estoque já avisa se existe alguma restrição, podendo até bloquear a venda neste momento. Além disso, nos casos de clientes inadimplentes, um alerta pode ser enviado por e-mail para o gestor da área comercial, ou mesmo diretamente para o vendedor responsável pelo cliente.

Com apenas um clique, a solução informa a data de cadastro, última compra, maior compra, compra média e histórico de atrasos. Estas informações podem servir como base para uma análise de crédito do cliente, reduzindo os riscos de fraudes e inadimplências.

Imagine uma situação em que o cliente tenha uma data de cadastro recente, tenha um histórico de compras ainda não muito expressivo, e de repente resolva fazer uma compra com um valor muito maior do que a média. Isto poderia indicar uma possível fraude, e baseado nesta análise a empresa pode decidir se aprova ou não este pedido. Além disso, pode-se trabalhar ainda atribuindo um limite de crédito para o cliente, e o sistema de controle de estoque e vendas bloquear a venda automaticamente se o valor a vencer do cliente, somado com o valor do pedido, for maior do que o limite definido para o cliente. Saiba mais:

Emissão de orçamentos com agilidade

Dentro do conceito de facilidade de uso, todo o processo de orçamento e vendas é realizado usando-se uma única tela no Advanced Business ERP. Os layouts destes documentos podem ser adaptados durante o processo de implantação, para melhor atender as necessidades da sua empresa, podendo assim incluir logotipo da empresa, fotos dos produtos, descrição técnica ou até mesmo gerar um contrato de serviços totalmente personalizado.

Através dos Alertas Inteligentes pode-se ainda enviar alertas automáticos por e-mail para os vendedores, avisando sobre orçamentos enviados e que ainda não foram aprovados, para que os mesmos possam direcionar seus esforços para convertê-los em vendas.

 

Facilidade para lançar vendas

Após aprovado um orçamento, com apenas um clique você transforma o orçamento em pedido, inserindo apenas os dados associados, como: vendedor, prazo de pagamento, tipo de pagamento e transportadora. Esses campos são trazidos como sugestão, mas você pode trocá-los de acordo com a negociação. Caso necessário, também é possível gerar um documento de separação de mercadorias, cujo padrão é não trazer valores do pedido, e sim, apenas os itens e quantidades que precisam ser separados. Porém, este layout também poderá ser adaptado de acordo com as necessidades da sua empresa.

 

Controle as etapas do processo de vendas

Assim que o pedido de vendas for lançado no sistema, ele pode assumir um status “aguardando aprovação”. Assim, somente pessoas autorizadas poderão liberar este pedido para expedição. Existe ainda a opção de trabalhar com várias fases de aprovação, como “Aprovação Comercial” e “Aprovação Financeira”, para então o pedido ser separado e faturado. Você consegue também consultar facilmente o histórico de alterações de status, sabendo assim quem aprovou cada uma delas. Novos status também podem ser criados de acordo com a necessidade de controle da sua empresa.

A ferramenta de alertas inteligentes da ADV Tecnologia também pode monitorar estes status, e enviar alertas por e-mail para os usuários do sistema, avisando sobre pedidos que precisam ser liberados ou ainda sobre pedidos que estão com atraso na liberação. Isto ajuda a evitar cancelamentos de pedidos, diminui o tempo de entrega e consequentemente melhora a satisfação do cliente.

Automação das vendas externas

O sistema de controle de estoque e vendas permite a automação das vendas externas. Dessa maneira, o pedido poderá ser lançado pelo próprio vendedor usando um notebook, tablet, smartphone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet. Cada vendedor terá acesso limitado à sua própria carteira de clientes. Então basta selecionar um cliente, selecionar os itens do pedido, confirmar as condições de pagamento e entrega, e pronto! Assim que transmitir, o pedido já estará no sistema de retaguarda, pronto para ser liberado e faturado. A solução permite também que o representante tenha acesso às quantidades de estoque disponíveis para cada produto e detalhes do pedido, como produtos vendidos e preços negociados.

Integração com loja virtual

O software de controle de estoque e vendas da ADV Tecnologia pode ser integrado diretamente à loja virtual da sua empresa. Assim, os pedidos feitos na loja virtual são atualizados diretamente no sistema retaguarda e as atualizações de preços de produtos e de status feitas no sistema, são replicados automaticamente para o e-commerce. Assim, elimina-se a necessidade de redigitação de pedidos e cadastros, e garante mais agilidade na liberação e entrega destes pedidos.

Múltiplas tabelas de preços

O Advanced Business ERP permite que você cadastre ilimitadas tabelas de preços para seus produtos. Assim, é possível, por exemplo, ter diferentes tabelas para varejo, atacado, contratos especiais, entre outros. Pode-se ainda ter tabelas específicas para cada cliente.

 

Integração com controle financeiro

Após a aprovação do pedido, o sistema de vendas e controle de estoque gera o lançamento financeiro no contas a receber, de acordo com o prazo de pagamento definido no pedido; Você também poderá mudar os vencimentos, valores, escolher o tipo de pagamento, o banco, o número de cheque, detalhar exatamente o que foi combinado. Tudo isso feito ainda na tela de vendas, sem a necessidade de sair da página. Conheça todas as funcionalidades do módulo Sistema de controle Financeiro da ADV Tecnologia.

Consulta de lucratividade e descontos

O sistema de vendas e estoque permite fazer uma análise da lucratividade do pedido, ainda na tela de vendas. Esta análise é restrita por senha, e portanto, somente pessoas autorizadas terão acesso a estas informações. Você terá acesso aos custos, preços de venda e margens de lucro de cada item do pedido, e também do total do pedido. Isto ajuda a analisar o mix de produtos daquele pedido, e saber se é possível alguma negociação especial com base nas margens totais. Fica fácil através desta tela decidir se um desconto maior do que permitido em um item vai comprometer a lucratividade geral da venda. O resultado disto são negociações mais ágeis e mais lucrativas.

Também é possível obter um relatório da lucratividade total de um período, no qual pode-se ainda filtrar um determinado vendedor, ou ainda um determinado cliente.

Para quem não tem acesso aos custos, pode-se liberar outra tela. Nesta, constará o valor total do pedido; o total deste pedido se fossem aplicados todos os descontos permitidos; e o total do desconto ainda permitido. Assim o vendedor sabe até onde consegue negociar. Se o sistema for configurado para analisar o desconto pelo total do pedido, esta análise pode ser feita automaticamente, e o próprio sistema aprovar ou recusar pedidos de acordo com a lucratividade total do pedido. Esta é uma forma de automatizar o processo de liberação de pedidos, dando mais autonomia ao vendedor, e sem comprometer os resultados esperados de lucratividade. A empresa também poderá liberar o desconto para o vendedor, e através dos alertas inteligentes o gestor da área de vendas poderá receber alertas por e-mail, sempre que for dado um desconto acima do máximo permitido. Entenda como funciona:

 

Gerencie comissões da equipe de vendas

O sistema vendas e estoque também pode auxiliar no cálculo das comissões da sua equipe de vendas. Durante o processo de implantação você pode optar por utilizar qualquer um dos métodos disponíveis no software, ou solicitar o desenvolvimento de cálculos personalizados, de acordo com as regras de negócio da sua empresa. Existem diversas possibilidades já formatadas na solução, como, por exemplo: comissão diferenciada por produto, por vendedor ou por venda; comissão pelo total vendido ou pelo total recebido, e até mesmo comissão para dois vendedores em uma mesma venda. Deste modo, você economiza um tempo precioso, e ainda torna este processo de fechamento mais seguro e confiável.

Para empresas que trabalham com prestação de serviços, também é possível calcular comissão para os técnicos que realizaram o serviço.

Faça vendas cruzadas

Com o objetivo de auxiliar os vendedores a aumentar o faturamento, o Advanced Business ERP, utiliza o conceito de vendas cruzadas para sugerir outros produtos, além daqueles solicitados pelo cliente. Isto ajuda o vendedor a lembrar quais itens ele poderia também oferecer para seu cliente, que poderiam agregar ou complementar o item solicitado pelo cliente. Este recurso é muito utilizado no caso de kits, produtos complementares ou mesmo serviços adicionais.

Na prática, funciona assim: quando for realizar um orçamento ou vender um produto ou serviço, todos os itens relacionados a ele serão trazidos na tela como sugestão ao cliente. Entenda como funciona:

 

Conferência de expedição

O sistema de vendas e de controle de estoque permite checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, de forma a minimizar erros de inversão de produtos, ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues. Após selecionada a venda, é exibida uma tela para que você confira os itens, comparando com a quantidade vendida. Você pode utilizar um leitor de código de barras passando item a item para que a quantidade conferida seja atualizada ou ainda informar manualmente essa quantidade. O sistema permitirá que você informe uma quantidade igual ou menor que a vendida. Se informar uma quantidade maior, ao finalizar, uma mensagem apontando o item divergente será apresentada.

Depois da conferência, o status da venda será alterado automaticamente para o status: “Separado\Conferido” e os itens que foram separados com a quantidade menor que a vendida aparecerão em vermelho para que o responsável identifique-os com mais agilidade e tome as ações necessárias.

Previsão de entrega

O sistema de vendas e estoque foi criada para integrar ao máximo todas as áreas da empresa. Existe uma função que permite aos vendedores consultarem se já existem pedidos de compra feitos para um determinado item, e qual é o prazo previsto para o recebimento. Tudo isto sem sair da tela de vendas. Assim o vendedor consegue saber o que ele pode e quando pode se comprometer com o cliente no que diz respeito a entrega da mercadoria.

Romaneio de entrega

O programa para controle de estoque e vendas permite que você gerencie itinerários de entregas e emita romaneio de cargas para o itinerário criado, tornando assim o processo de entregas muito mais simples.

Através de uma única tela, é possível selecionar pedidos por vários critérios, como data da venda, previsão de entrega, região do cliente, status da venda, tipo de saída e unidade de venda.

Você pode então definir a rota manualmente ou utilizar a integração com o Google Maps para sugerir a melhor rota com base nos pedidos selecionados.

Depois de definir quem será o entregador e criar o itinerário, você pode imprimir o romaneio para separação dos produtos que compõem esta entrega e também imprimir a rota que o entregador deverá fazer.

Fature mais, com sua estrutura atual

Sistema de gestão moderno e completo, que reflete em maior competitividade e melhor lucratividade para sua empresa.

FUNCIONALIDADES

Conheça as funcionalidades do ADV ERP

Controle de Estoque
Emissão de Boletos
Integração Mercos
Controle de Produção
Emissão de Nota Fiscal
Marketplace e E-commerce
Controle de Vendas
Força de Vendas
Relatórios Gerenciais

ANOS DE MERCADO

USUÁRIOS

%

FATURAMENTOS EXPANDIDOS

resultados reais com agilidade e assertividade

Conheça alguns de nossos clientes

Meditron - Industria de produtos médico hospitalares
“O sistema foi implantado na Meditron em agosto de 2013, após vários outros sistemas que não conseguiram atender os reais processos da empresa. Com um baixo custo de implantação, facilitou prontamente os processos e refletiu as maiores necessidades da empresa, principalmente no controle de clientes, orçamentos, pedidos de venda, estoque, faturamento e financeiro. O sistema é simples, operacional e satisfatório. Os dados e relatórios podem ser exportados para PDF e Excel, além de poderem ser programados para recebimento periodicamente por e-mail. Estamos plenamente satisfeito com o sistema e do suporte da ADV Tecnologia.”

Cliente: Meditron

Danreal - Industria e distribuidora de produtos veterinarios
“A ADV Tecnologia resolveu um problema crônico que tínhamos com o nosso faturamento, a Danreal atende todo o território Nacional e as regras tributárias que cada estado trabalha dificultava demais o nosso processo de emissão de Notas Fiscais. Ter um ERP como o da ADV facilita nossa rotina, automatiza processos, e minimiza erros é um sistema completo que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva. Conhecemos o trabalho da ADV desde 2008 por ser uma empresa que há um bom tempo atua no mercado e em diferentes segmentos, demonstra competência e se mantém atualizada com as novas tecnologias”

Cliente: Danreal

Pelligotti Distribuidora de Cosmeticos
“A ADV tecnologia nos impressiona mais a cada ano, excelente atendimento, sistema prático e intuitivo. Ao longo dos 20 anos usando o sistema a empresa teve profissionalismo e eficácia para solucionar os pequenos problemas que apareceram neste período, dando suporte extremamente comunicativo. Nós da Pelligotti Cosméticos só temos elogios a fazer.”

Cliente: Pelligotti


“O atendimento de toda a equipe ADV é excelente. Os analistas são muito bem capacitados para atender em tempo recorde todas as dúvidas e necessidades. O acesso ao Help Desk é excelente e ainda conto com ajuda via whatsapp, o que nos ajuda muito com relação aos chamados urgentes. O acompanhamento é feito muito de perto e qualquer problema, a solução é muito rápida. Além do custo-benefício excelente. Parabéns equipe ADV, vocês fazem tudo com muito amor.”

Cliente: Casa do Compressor

Sellus Distribuidora de Cosmeticos
“O sistema é muito fácil de se trabalhar, já atuei com sistemas muito mais complexos, porém em termos de facilidade nenhum chega perto do ADV. O atendimento do suporte é muito bom, pessoas muito receptivas e sempre muito dispostos a ajudar, esse talvez seja o melhor quesito da empresa. Em comparação com o SAP, esse sistema é muito melhor para se trabalhar, menos complexo, menos burocrático.”

Cliente: Séllus Cosméticos

Udine Indústria e Distribuidora de materiais ortopédicos
“Usamos o sistema há quatro anos para a gestão da nossa empresa, sempre nos auxiliou nos processos operacionais, é um erp que oferece soluções integradas para indústria. Permite desenvolvimento de acordo com a nossa necessidade. Software objetivo, prático e de fácil compreensão para nossos usuários. Ótimo atendimento e equipe de suporte eficiente. Estamos satisfeitos com a parceria.”

Cliente: Udine

Café Carneiro Industria de Alimentos

“Sempre tivemos a atenção da ADV para qualquer esclarecimento. Foram vários contatos que ajudaram a estreitar a confiança no fornecedor, tanto na fase inicial de treinamento, quanto o pós produção. Nota dez para o atendimento. Dá para dizer que nosso grau de satisfação ao escolher o Software da ADV Tecnologia foi muito boa. Estamos otimizado tempo de digitação (módulo AFV), ganhamos agilidade, encurtamos alguns processos. Informações cruzadas nos dão um parecer mais globalizado de situações de vendas, finanças e produção diariamente.”

Cliente: Café Carneiro

“A ADV mantém um contato muito próximo com nossa empresa através do departamento de sucesso do cliente – nos mantém informados sobre as soluções solicitadas, fazem um acompanhamento eficaz sobre conclusões e satisfação. Tem também os alertas inteligentes ajudaram muito a solucionar nossos problemas com diferenças de estoque e produtos com validade curta, levando a uma economia significativa a empresa. O software é de fácil operação, intuitivo, e eficaz! A ADV tem sido uma ótima opção.”

Cliente: Análise

Sanny Indústria

“Utilizamos o sistema da ADV há ano! A solução nos auxilia bastante no controle financeiro vendas e gestão de estoque de forma integrada. O software é completo e atende a nossa demanda de indústria. Além disso, o atendimento é excelente, equipe sempre disponível para ajudar.”

Cliente: Sanny

DMS Produtos Médico Hospitalares

“Estamos muito satisfeitos com os resultados da otimização dos processos. O software agrega agilidade e informações precisas para cada vez mais oferecer um serviço melhor. Eles são excelentes no quesito atendimento ao cliente”

Cliente: DMS

Distribuidora de produtos eletroeletronicos

“Desde 2013 uma parceria de sucesso! Sistema intuitivo e completo, sem contar o suporte incrível que sempre nos ajuda a qualquer momento.”

Cliente: Horizontal

NEOLAB - Distribuidora de produtos médico hospitalares

“Temos a parceria com a ADV Tecnologia há 4 anos. As ferramentas que o sistema nos oferece nos auxília muito em todos os setores, o sistema é simples e fácil de trabalhar.
Conseguimos nos organizar com estoque, clientes e vendas, com a gestão de alertas que recebemos, além dos relatórios e gráficos que extraímos com facilidade do sistema! Nossa relação com os colaboradores da ADV sempre foi muito boa, o pessoal é muito solicito em ajudar a resolver os “probleminhas” que surgem no decorrer dos dias. Já conheço quase todos do suporte de tanto que me comunico com eles. Agradeço pela parceria e espero que continuemos por longos anos ainda”

Cliente: Neolab

“É um software leve, com uma interface de fácil visualização e completo ao mesmo tempo. O atendimento do suporte técnico também é muito rápido. Recomendo.”

Cliente: Fabrika do Som

RESPONDENDO DÚVIDAS FREQUENTES

Tem alguma dúvida?
O que é sistema de vendas e estoque?

Um sistema de vendas e estoque, também conhecido como sistema de gestão de vendas e estoque, é um conjunto de ferramentas, processos e software projetados para ajudar as empresas a controlar e otimizar suas operações relacionadas às vendas e ao estoque de produtos ou serviços. Esse tipo de sistema desempenha um papel fundamental no gerenciamento de negócios de varejo, atacado e diversos outros setores.

Quais as funcionalidades de um sistema de vendas e estoque?

As funcionalidades de um sistema de vendas e estoque podem variar de acordo com a complexidade e as necessidades específicas de um negócio, mas geralmente incluem as seguintes:

Controle de Estoque: Monitoramento em tempo real dos níveis de estoque, incluindo quantidade disponível, localização física e informações detalhadas sobre produtos.

Gestão de Produtos: Cadastro de produtos com informações como nome, descrição, código de barras, preço de venda, custo, categoria, fornecedor, entre outros.

Gestão de Vendas: Registro e acompanhamento de todas as transações de vendas, incluindo detalhes como data, hora, cliente, itens vendidos, preços, descontos e forma de pagamento.

Emissão de Notas Fiscais: Geração automática de notas fiscais e recibos de venda, garantindo conformidade com as regulamentações fiscais.

Vale a pena utilizar planilha de controle de vendas?

O gerenciamento por planilhas é passível de erros humanos e não permite integração entre áreas. O ideal é contar com um sistema de vendas e estoque.

 
É possível gerenciar várias empresas ou filiais neste sistema para controle de vendas?

Se sua empresa trabalha com filiais, ou pertence a um grupo de empresas, você não precisa ter várias soluções para gerenciar todas elas. Com o sistema de controle de estoque e vendas da ADV Tecnologia, você gerencia todas as empresas, obtendo em tempo real qualquer informação sobre qualquer uma das empresas, podendo até mesmo centralizar alguns controles em um único local, como por exemplo, na área de vendas. 

A equipe poderá visualizar o estoque atualizado de outras unidades. Assim, caso não tenha estoque disponível para atender um determinado pedido, o vendedor poderá solicitar uma transferência de estoque de outra unidade para atender este pedido. Este controle pode ainda ser automatizado através da ferramenta de alertas inteligentes, que enviará um alerta para o gestor avisando sobre itens que estão com estoque baixo em uma determinada unidade, mas estão com estoque excedente em outras unidades. Com isto, o próprio gestor pode já solicitar esta transferência com antecedência e de forma programada. Conheça as funcionalidades do módulo de controle de estoque.

 
O software de controle de estoque e vendas permite lançamentos de prestação de serviços?
Na mesma tela de venda de produtos, pode-se também lançar os serviços prestados. Assim, você terá todo o controle de suas ordens de serviço, incluindo os produtos utilizados neste serviço. Este processo é muito comum para empresas que vendem equipamentos e prestam assistência técnica nos equipamentos vendidos, podendo também adicionar o número de série do equipamento, e assim, consultar por exemplo, quantas vezes um determinado equipamento passou pela empresa.
Podem ser habilitados campos para descrever o defeito relatado pelo cliente, e para detalhar o laudo técnico.

Outra funcionalidade bastante útil é a possibilidade de controlar estes serviços por status. Assim, fica fácil consultar ordens de serviço que estão “aguardando um laudo técnico”, “aguardando um orçamento”, “aguardando aprovação” ou “aguardando a retirada”.

Nesta mesma tela é possível imprimir uma ordem de serviço personalizada com o logotipo da sua empresa e outras informações que sejam relevantes ao seu negócio, e também gerar uma nota fiscal de serviços automaticamente, desde que a sua cidade já esteja homologada para isto.

O sistema também é funcional para vendas de produtos no Varejo?
Se você atua no comércio varejista, é provável que sua empresa esteja obrigada a emitir a NFC-e, ou cupom fiscal eletrônico, em suas transações de vendas. O software de controle de estoque e vendas já está preparado para cumprir todas as exigências da SEFAZ em relação a NFC-e, incluindo a transmissão através do equipamento SAT, caso seja uma exigência em seu estado. Você poderá também emitir um relatório de fechamento de caixa no final do dia, contendo o total recebido por tipo de pagamento, como por exemplo, totais em dinheiro, cheque e cartões. Retiradas de dinheiro do caixa também aparecem neste relatório.
 

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