O fim do boleto simples está próximo. Desde 2015, quando a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou uma nova plataforma de cobrança, o assunto virou pauta entre os empresários.
Você já garantiu a emissão do boleto registrado? Você sabia que até setembro deste ano, apenas essa modalidade será aprovada? Sabe as principais mudanças e vantagens? Para começar, vamos explicar o motivo do fim do boleto simples, quais as vantagens e os prazos.
Confira!
Indice
Qual o motivo do fim do boleto simples?
A justificativa, segundo a Febraban, é aumentar a segurança, diminuir o número de fraudes e até mesmo cobranças indevidas. Como o boleto simples não precisa ser registrado no sistema bancário e não obriga o pagamento exclusivo em um determinado banco, por exemplo.
Por isso, muitas empresas acabam adotando essa forma de pagamento. No entanto, apesar de apresentar menos segurança e maior chance de fraude, o boleto simples ou sem registro, como também é conhecido, foi o mais utilizado.
Segundo dados da Febraban, 40% dos boletos emitidos por dia, em 2016, no Brasil pelas lojas online foram sem registro.
E qual a diferença entre o boleto registrado?
Além de oferecer mais informações e estar vinculado a uma instituição financeira, a empresa paga para emitir o boleto, mesmo que ele não pago pelo cliente. No entanto, ele oferece maior segurança para o empresário e consumidor.
O empresário que utiliza o boleto registrado tem o direito de protestá-lo em cartório e exigir o pagamento ao cliente, por exemplo, caso o produto ou serviço tenha sido realizado
Além disso, é possível ter maior controle financeiro das vendas, já que o documento fornece mais informações sobre quem comprou, o quê, quando e quem vendeu.
Qual o prazo final?
Desde o início do ano, a Febraban já vem estipulando prazo para determinados valores de boleto (veja abaixo). O prazo final é 22 de setembro, por isso, sua empresa precisa correr o quanto antes!
A ADV Tecnologia pode ajudar seu negócio na emissão de boletos com registro. Temos a solução ideal para sua empresa não ter prejuízos com essa mudança e ainda alcançar uma gestão de sucesso.
Leia também: Gestão Empresarial Integrada.
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras