As empresas familiares são uma realidade no Brasil. Todo mundo conhece alguém que conhece alguém que tem uma empresa que herdou dos pais ou avós. O importante de analisar nesses casos é que todas essas empresas familiares seguem um padrão de ações que, nos dias de hoje, não são bem vistas pelo mercado e pode gerar problemas.
Existe uma grande resistência em mudar certos hábitos dentro dessa estrutura de empresa familiar. A inflexibilidade é uma das maiores características e é, direta ou indiretamente, a causa de grande parte dos problemas que a empresa enfrenta, podendo levá-la a fechar as portas em algum momento.
Pensando nisso, separamos uma lista com 7 dos principais erros cometidos em empresas familiares. Anote todos e fique atento! Evite-os ao máximo ou entre com um plano B para reverter todos os problemas que podem ser resultado dessas práticas. Vamos lá?
Indice
1) Deixar os problemas nas mãos de apenas um responsável
Se a empresa tem mais de um sócio, é fundamental deixar bem divididas as obrigações e a responsabilidade. Em caso de problemas dentro do negócio, é fundamental que toda a diretoria se envolva para encontrar uma solução factível para a situação.
Quanto mais consensual for, melhor! Isso evita outros conflitos que podem vir depois. Se o responsável por resolver todos os problemas, por exemplo, toma uma decisão mais rigorosa e imediatista, pode gerar um desgaste entre os outros sócios que não concordem com as medidas que foram tomadas.
Por isso, é fundamental que todos eles se envolvam e discutam de forma conjunta para encontrar as melhores soluções, mantendo uma relação de transparência e clareza nas decisões tomadas.
2) Não administrar corretamente o dinheiro e misturar o pessoal e o empresarial
Um dos erros mais comuns tanto em empresas familiares quanto para empresários que estão iniciando seus negócios é a mistura do dinheiro pessoal e empresarial.
É fundamental, antes de qualquer envolvimento financeiro com a empresa, estipular qual será o seu salário, e realmente receber apenas aquele valor. Separe também as contas empresariais das pessoais, para que você não consuma o dinheiro destinado à empresa sem perceber.
Todos da empresa familiar precisam aprender a separar as finanças e não deixar que os valores se misturem.
3) Não investir em qualificação profissional por estar em uma empresa familiar
Não é porque o negócio começou dando certo dez anos atrás que os mesmos ensinamentos são válidos nos dias de hoje. É preciso se profissionalizar e procurar cursos interessantes que auxiliem em uma nova visão ou aprimoramento de gestão de empresa e de pessoas, além de algo que envolva a parte administrativa.
O interessante aqui é encontrar cursos que realmente sejam aplicáveis no dia a dia. O empresário precisa estar atualizado e atento ao mercado e conseguir se adaptar às novas necessidades.
4) Não utilizar um Software ERP para melhorar a gestão
O dia a dia da gestão de um negócio muda à medida que a sociedade e o mercado caminham também. Uma das medidas mais práticas para as empresas familiares conseguirem manter uma rotina organizada e bem estruturada é a utilização de softwares de gestão.
Para isso, é interessante pesquisar sobre software ERP, para ter mais controle de questões como estoque, compras, vendas, financeiro, etc. Muitos empresários ainda têm resistência com o que remete a tecnologia e softwares, mas os tempos são outros, e precisamos nos atualizar. Muitos desses sistemas são intuitivos e práticos de serem usados. Vale a pena pesquisar pelas opções de ERPs do mercado.
5) Não planejar as ações – principalmente de comunicação
O famoso “boca a boca” foi por muito tempo a única fonte de divulgação das empresas de cunho familiar. Quem nunca achou que esse tipo de “ação” era o suficiente, que atire a primeira pedra.
Acontece que muito mudou desde então, e dentre tantas adaptações do mercado, os hábitos de consumo também sofreram uma grande mudança. Por isso, é preciso que todas as empresas que realmente objetivam o crescimento se adaptem ao mercado. A comunicação é fundamental e precisa ser trabalhada não só no âmbito das mídias tradicionais (como jornais, revistas e spots, por exemplo), mas também no universo on-line.
6) Não trabalhar o atendimento dentro da empresa
Muitas coisas mudaram nos hábitos de consumo, e o maior reflexo disso é a exigência no atendimento. Pense no seu mercado de trabalho: quantas empresas do seu segmento surgiram desde que sua empresa familiar entrou no jogo? Provavelmente várias.
O número de concorrentes aumenta consideravelmente, e a qualidade e o benefício dos produtos estão cada vez mais próximos. Por isso, o atendimento se tornou fator decisivo no momento da compra, até mesmo para fidelizar o cliente.
Coloque-se no lugar do cliente: se você está em frente a duas lojas que comercializam o mesmo produto, de qualidade semelhante e benefícios muito próximos também, qual o seu parâmetro de escolha? Provavelmente, você considerará aquela empresa onde foi melhor atendido e criou uma certa simpatia pelo atendente.
O mesmo acontece dentro da sua empresa. Pensando nisso, é fundamental criar uma estratégia de ação para treinar o atendimento dentro da empresa. Tente trabalhar de forma mais proativa e próxima do cliente, tentando sempre manter uma relação de cooperação e parceria. O cliente precisa sentir que ele é mais do que quem leva seu produto para casa: ele é importantíssimo para a sua empresa.
7) Não buscar pela qualificação enquanto líder e gestor
Agora que a empresa está em um mercado mais moderno e evoluído, é preciso pensar na qualificação do líder e gestor. O perfil de colaborador atual exige que o seu superior tenha algumas habilidades bem desenvolvidas para que consiga gerir a empresa e entender quais são as necessidades da equipe. Ele precisa saber como melhorar o dia a dia dentro do negócio.
A liderança também se torna fundamental para estimular o time nesse momento delicado de crise no país. Por isso, invista em cursos que realmente procuram desenvolver essas características. Há quem opte por iniciar uma série de consultas com um coaching para desenvolver as habilidades com que está tendo mais dificuldade.
Se você evitar esses erros na administração da empresa de sua família, com certeza colherá muitos frutos. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras