Ao contrário do que muitos pensam, conquistar novos clientes é muito mais caro do que fidelizar os já existentes. Para garantir o sucesso de uma empresa é de extrema importância tornar seus consumidores os famosos advogados ou fãs da marca. Por isso, neste artigo falaremos sobre 6 estratégias para fidelizar clientes.
Sabemos que é essencial fazer um bom trabalho de marketing, como também promover vendas. E nada melhor que o boca a boca para potencializar esses dois setores. Então pegue caneta e papel e anote as nossas próximas dicas.
Monitore o comportamento da sua audiência
Antes de tudo, é preciso que você trace sua(s) persona(s). Saber para quem você está vendendo é muito importante para garantir que esta pessoa seja um cliente fiel da marca. Algumas perguntas podem nortear o processo de conhecimento do seu público. São elas: profissão, área de atuação, idade, sexo, o que gosta de fazer no tempo livre, quais canais de comunicação acessam, objetivos profissionais e pessoais, e o que procura com a sua empresa.
Aconselhe-se a ferramenta gratuita Gerador de Personas para fazer um estudo sobre sua clientela. Além de ser completa, ela gera um PDF pronto que pode ser utilizada para traçar estratégias de marketing.
Feito isso, hora de monitorar o comportamento do seu consumidor, principalmente dentro das redes sociais, onde é possível gerar relatórios com dados consistentes. Esteja atento ao que é falado sobre sua marca, principalmente às reclamações feitas. Essas críticas podem ser publicadas tanto através de sites específicos, como o Reclame Aqui, como em grupos no Facebook.
Com essas informações, fica mais fácil de saber o que seu cliente precisa e espera da sua marca. Logo, as áreas da podem trabalhar de forma integrada para atender da melhor forma possível às necessidades do cliente.
Personalize seus produtos ou serviços
Qualquer pessoa gosta de se sentir única e especial, por isso customizar seu produto ou serviço irá garantir sucesso no processo de fidelizar clientes. Mas como fazer para que seu produto se encaixe na necessidade ou desejo de cada um de seus consumidores?
A resposta é simples: personalização. Assegure-se de que seu cliente vai receber um produto ou serviço feito sob medida. Ou seja, fuja da produção em massa e pense em satisfazer os mais diversos perfis e gostos. Invista em tecnologia e atendimento personalizado e não tenha apenas consumidores, mas sim promotores da marca.
Invista no pós-venda
Ao comprar um produto ou serviço o cliente não encerra seu processo de compra. Investir na experiência do pós-venda é dica certa para conquistar e fidelizar clientes. Demonstrar preocupação com o bem-estar dele é a chave para o início de uma relação de sucesso entre empresa e consumidor.
Mantenha contato, forneça dicas sobre o uso do produto ou serviço, colete feedbacks, valorize o cliente, desperte sua admiração e garanta que a experiência de pós-venda seja tão prazerosa quanto a de compra, para assim continuar cativando o consumidor!
Mantenha contato (frequente) com o seu cliente
Busque manter contato constante com o cliente. Divulgue suas promoções e novidades através das informações coletadas. Pense no que pode interessar os seus consumidores utilizando-se dos históricos de compras.
Considerar os seus clientes como formadores de opinião sobre a sua empresa é garantir uma manutenção de sua base de consumidores, enquanto amplia a mesma através de boas avaliações.
Esteja disponível em múltiplos canais de comunicação
Forneça o maior número possível de canais de comunicação: WhatsApp, Facebook, Instagram, telefone, e-mail, entre outros. Dessa forma o seu cliente sentirá disponibilidade por parte da sua marca.
Contudo, essa estratégia demanda saber se você tem recursos humanos e financeiros para atender o seu cliente em todas as plataformas. Não basta disponibilizar e não conseguir atendê-lo. Caso não tenha, escolha somente as que sua empresa consegue realizar uma boa gestão.
Garanta os direitos do seu cliente
Ao vender um produto ou serviço existem regras a serem seguidas, sejam em vendas presenciais ou online. Assegurar os direitos do consumidor na jornada de compras fornecerá credibilidade e relevância para sua marca.
Você já viu que vender exige muita dedicação. Fidelizar clientes pode ser a melhor propaganda para o seu negócio, mantendo uma cartela ampla de consumidores, que divulgam sua marca voluntariamente. E aí, pronto para colocar os conhecimentos em prática?
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José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras