A negociação com fornecedores é um dos pontos fundamentais para o sucesso do seu negócio. É através dela que que você pode conseguir preços competitivos e bons prazos de entrega — que influenciam positivamente na gestão do seu estoque e de disponibilidade de produtos para venda.
No artigo de hoje vamos oferecer algumas dicas para melhorar a negociação com fornecedores e aprimorar os resultados da sua empresa. Confira agora mesmo:
Indice
Conheça a sua demanda
Na hora de negociar com os fornecedores, é preciso saber quais são as necessidades de quantidades, prazos — de entrega e de pagamento — e valor máximo para negociação. Quando os negociadores não possuem essas questões bem definidas, eles passam a estar sujeitos às condições dos fornecedores e podem acabar prejudicando os resultados da negociação.
Realize várias cotações
Conseguir um número considerável de propostas permite que o poder de barganha dos negociadores seja aumentado. Ele pode reunir informações dos melhores fornecedores e conseguir negociar melhores condições para as propostas — por exemplo, se um fornecedor possui menor preço, mas entrega com um prazo maior do que o outro, o negociador pode tentar abaixar o preço com o fornecedor que disponibiliza as mercadorias em menor tempo hábil.
Feche contratos de longo prazo
Se você não quer realizar várias cotações a cada compra que precisa fazer, procure avaliar seus fornecedores e tentar uma negociação satisfatória para contratos firmados em longo prazo. Em muitos casos é possível conseguir excelentes descontos e formas de pagamento para esse tipo de relação comercial.
Procure realizar negociações “ganha-ganha”
Em uma negociação ideal, ambas as partes saem satisfeitas com o acordo — ainda que precisem ceder em alguns pontos. O papel do comprador é questionar preços e prazos, porém, é preciso saber até onde ir, para que o fornecedor não acabe muito pressionado — o que resultaria na perda de uma boa oportunidade de negociação, ou então na perda da qualidade do produto ou serviço oferecido.
Sempre que possível, permita que seus vendedores participem da negociação
Ninguém melhor do que os vendedores para saber o que, exatamente, os clientes buscam na sua empresa. Eles podem fornecer informações mais precisas a respeito de modelos, qualidade, benefícios, entre outras coisas.
O mesmo serve para outros setores. Por exemplo, se sua empresa precisa realizar a compra de Equipamentos de Proteção Individual para os colaboradores, permita que a equipe de Segurança do Trabalho participe das negociações avaliando os produtos que estão sendo oferecidos — afinal, ela possui muito mais conhecimento técnico e alinhamento com as necessidades operacionais do que a equipe de negociadores.
O pagamento de parceiros é um dos maiores custos que uma empresa tem. Mas é possível melhorar a negociação com fornecedores de forma que essa gestão seja otimizada e traga diversos benefícios para o negócio — como uma redução nos custos das mercadorias, que pode resultar em aumento da competitividade no mercado. No artigo de hoje oferecemos 5 dicas que podem contribuir com essa melhoria, mas é claro que cada gestor deve avaliar seus processos e identificar outros pontos que também podem contribuir para resultados aprimorados.
O que você faz para melhorar a negociação com fornecedores e obter melhores resultados? Sua empresa já possui estratégias de compras bem definidas? Deixe-nos saber quais são suas experiências por meio dos comentários!
José Claudionor é CEO da ADV Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão inteligentes para indústrias e distribuidoras