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Estabelecer indicadores financeiros para acompanhar é mais do que uma necessidade para as  empresas que buscam uma gestão mais eficiente e sustentável, é uma obrigação.

A falta de um monitoramento preciso de métricas essenciais para a operação faz com que muitos empresários com negócios promissores acabem por quebrar pela falta de controle de seus índices de resultados.

Isso acontece porque esses indicadores financeiros fornecem uma visão clara sobre a saúde financeira de uma empresa, permitindo que os gestores identifiquem áreas de melhoria, tomem decisões informadas e ajustem estratégias conforme necessário. 

Por isso, estabelecer e monitorar métricas financeiras impulsiona a eficiência operacional e contribui para o crescimento e sucesso a longo prazo da empresa. Vem com a gente e conheça os principais indicadores financeiros para acompanhar e fazer o seu negócio decolar. 

O Que São Indicadores Financeiros?

Os indicadores financeiros são métricas usadas para analisar o desempenho econômico de uma empresa, sendo calculados a partir de dados extraídos de seus demonstrativos financeiros.

Monitorá-lo e analisá-los permite uma compreensão apurada sobre a situação financeira de um negócio, possibilitando o desenvolvimento de estratégias seguras e adequadas para a instabilidade e sustentabilidade do negócio a longo prazo. 

Qual A Importância Dos Indicadores Financeiros Para Uma Empresa?

Em um contexto empresarial tão dinâmico e competitivo, os indicadores financeiros tornam-se verdadeiros guias para quem está em busca de orientação estratégica e sustentável. 

Com eles, você pode traçar cursos de ação bem fundamentados, adaptando-se rapidamente às mudanças do ambiente e superando os desafios que surgem ao longo do caminho. Entenda qual a importância dos indicadores financeiros:

Gerenciamento De Risco

Os indicativos financeiros permitem que os gestores consigam acompanhar o desempenho econômico da empresa ao ter em mãos dados precisos sobre rentabilidade, eficiência operacional, gestão de passivos e disponibilidade de recursos, etc. 

Tomada De Decisão

Esses números também ajudam a embasar decisões, principalmente, porque os indicadores financeiros fornecem uma base sólida para avaliar o desempenho e a viabilidade de diferentes estratégias e ações.

Ao acompanhar resultados passados e conhecer as tendências, você consegue adotar ações adequadas para alcançar os objetivos da empresa.

Comparação Com A Concorrência

Esses indicadores financeiros também contribuem para um acompanhamento mais preciso da concorrência, possibilitando a comparação da performance da sua companhia com as demais empresas do seu setor

Essa análise mostra os pontos de destaque da empresa e as áreas que demandam melhorias para manter sua posição competitiva. 

Avaliação De Desempenho

Por fim, os indicadores financeiros oferecem uma visão completa da performance econômica da companhia, já que esses números trazem dados financeiros diversos.

Com isso, é possível identificar pontos fortes e áreas de aprimoramento, o que contribui para o desenvolvimento de estratégias mais sólidas.

Quais Os Principais Indicadores Financeiros? 

Os gestores podem acompanhar os mais diferentes indicadores financeiros. Entretanto, há aquelas métricas primordiais e indispensáveis que todo negócio não pode perder de vista.

Confira quais são eles:

Faturamento Bruto

Principal indicador para qualquer empresa, o faturamento indica o quanto está vendendo. Compare esse indicador com as médias de mercado e você saberá se precisa investir em marketing, por exemplo.

Cálculo do Faturamento Bruto: Some tudo que foi faturado no período que está sendo analisado

Recebimento

Diferente de faturamento, o recebimento é tudo que, de fato, foi quitado. Em termos práticos, você exclui a inadimplência e considera somente o que foi, de fato, recebido. 

A diferença entre o recebimento e o faturamento é um índice importante para medir o nível de inadimplência. Quanto mais próximos estiverem, melhor. 

Se estiverem distantes, repense formas mais seguras de venda como cartões de débito e crédito e outros meios garantidos, além de procurar ter uma cobrança eficiente para trazer de volta o valor não recebido.

Cálculo do Recebimento: Some tudo o que foi faturado e recebido no período de análise

Custos Fixos

É de extrema importância para o empresário conhecer seus custos fixos. Essas são as despesas que não sofrem variação, independentemente de seu faturamento. Se faturar pouco, você terá que pagá-los da mesma forma. 

O ideal é ampliar o faturamento para diluir os custos fixos ao máximo, melhorando o resultado. Também, claro, sempre procurar reduzir os custos ao máximo.

Cálculo dos Custos Fixos: Aluguel, salário de funcionários, contador, material de escritório ou limpeza, por exemplo

Lucratividade

Enquanto o lucro é referente àquilo que se recebe do faturamento além dos custos, a lucratividade é diferente. Ela fornece um valor percentual que mostra a rentabilidade do negócio por meio da visão do quanto seu faturamento consegue oferecer de retorno.

Uma lucratividade baixa quer dizer que seu retorno é muito pequeno e, por isso, exige maior esforço para conseguir resultados.

Cálculo da Lucratividade: Divida o Lucro Líquido pela Receita Total e multiplique o resultado por 100

Ticket Médio

É o valor médio de cada cliente ou venda. Um ticket médio alto indica que com menos clientes você consegue um resultado melhor. 

Essa métrica é importantíssima, já que é necessário investir para trazer novos clientes enquanto, mantendo um ticket médio alto e clientes satisfeitos, seu retorno será maior.

Cálculo do Ticket Médio: Valor total de vendas no período/total de vendas

Você também pode calcular o ticket médio por cliente, para saber quem são seus clientes mais rentáveis e investir de forma segmentada, onde tem maior retorno.

Margem Bruta

Mede a rentabilidade de seu empreendimento por meio do lucro obtido em cada venda. Esse indicador mostra que produtos têm melhor margem bruta, servindo de base para uma estratégia de marketing específica.

Cálculo da Margem Bruta: É a divisão do lucro bruto (faturamento menos os custos) pela receita operacional líquida (receita total menos impostos, descontos e cancelamentos), multiplicado por 100

Margem Líquida

É o percentual do lucro líquido, já deduzido de todos os impostos, inclusive, o de renda, sobre as vendas. Assim como a margem bruta, dá um indicativo de quanto está sendo sua margem de resultados frente a todo seu esforço.

Cálculo da Margem Líquida: Lucro líquido dividido por Vendas, o resultado é multiplicado por 100

Prazo Médio de Estocagem (PME)

O prazo médio de estocagem é um indicador financeiro muito importante, pois produtos parados geram custos e se depreciam. 

Produtos devem ser vendidos e não estocados. Um estoque muito alto precisa ser convertido em vendas para fazer girar o seu fluxo de negócios.

Cálculo do PME: Estoque médio (resultado da subtração entre o final e o início do período) dividido pelo custo da mercadoria vendida, o resultado é multiplicado por 360

Prazo Médio de Recebimento (PMR)

É o tempo médio que seu empreendimento demora para receber de seus clientes o que foi faturado. 

Se seu PMR é grande, ou seja, se você está vendendo, mas demorando a receber, significa que você está fazendo as vezes de financiador de seu cliente, e está arcando os custos desse financiamento, pois o dinheiro que não está com você não está gerando novos negócios.

Cálculo do PMR: Duplicatas a receber divididas pelo resultado de vendas, o resultado é multiplicado por 360

Prazo Médio de Pagamento (PMP)

Esse indicador financeiro, ao contrário do PMR, quanto maior, melhor: significa que seu fornecedor está financiando sua empresa, pois essa medição trata do prazo de pagamento que você tem para pagar as compras da empresa.

Cálculo do PMP: Total da dívida com fornecedores (em R$) dividido pelo valor bruto das compras (em R$), o resultado é multiplicado por 360

Perceba a relação entre o PMR e o PMP: o ideal é que o primeiro seja menor que o segundo, caso contrário, você está pagando seus fornecedores antes de receber de seus clientes e essa é uma rotina perigosa, fácil de cair em desequilíbrio.

Liquidez Imediata

Muito importante, a liquidez imediata é um dos indicadores financeiros que mede a capacidade de pagamento que a empresa possui, considerando o que tem em caixa. 

Ou seja: se fosse preciso honrar todos os compromissos hoje, quanto sua empresa teria em caixa? Seria suficiente para pagar? 

É disso que trata esse indicador financeiro, que versa sobre segurança financeira. A liquidez é importantíssima para todos, pessoas físicas e empresas.

Cálculo da Liquidez Imediata: disponível dividido pelo Passivo Circulante

Liquidez Corrente

Nesse caso, é a liquidez em curto prazo: relaciona seus ativos circulantes e seu passivo circulante, comparando o que seu empreendimento tem a receber em curto prazo e o que tem a pagar no mesmo período. 

Se o total a pagar for maior, pode indicar dificuldades de honrar seus compromissos e endividamento.

Cálculo da Liquidez Corrente: Ativo Circulante dividido pelo Passivo Circulante

Nível De Endividamento

Esse é um dos indicadores financeiros que mede a relação entre as dívidas a fornecedores e outros, em relação ao investido pelos sócios ou acionistas. 

Essa métrica significa que seu negócio depende mais ou menos fortemente do capital de terceiros – bancos, financeiras, etc – e exige muito cuidado, pois significa um quadro de perigo se o endividamento for alto, prejudicando a liquidez e podendo quebrar seu negócio.

Mesmo que a empresa consiga resultados positivos nos indicadores de lucratividade, margem líquida e faturamento, os juros pagos com endividamento podem consumir todo seu resultado, já que costumam ser muito altos. 

Sendo assim, prefira sempre não utilizar crédito bancário e, se o fizer, tenha um controle severo sobre suas contas e compare com seu lucro, que pode estar indo pelo ralo.

Cálculo do Endividamento Total: Passivo Total (Circulante + Exigível a longo prazo)

Como Analisar A Saúde De Uma Empresa Com Os Indicadores Financeiros?

Não basta definir os indicadores financeiros, é preciso saber como analisá-los de forma correta. Por isso, o primeiro passo para uma análise eficiente é levar em consideração não apenas um indicador financeiro, mas várias métricas, para obter uma visão mais completa do negócio no que se refere às finanças da companhia. 

Além disso, analise também o desempenho financeiro de maneira retroativa, ou seja, conheça os resultados passados, pois, assim, você consegue considerar as tendências e criar um panorama mais completo e abrangente do cenário financeiro. 

Faça também a combinação de múltiplos indicadores financeiros para compreender a relação e a complexidade do desempenho da empresa em diferentes áreas e aspectos financeiros

Para quem busca uma análise completa, eficaz e prática, invista em softwares de gestão financeira, que automatizam a coleta de dados, integram informações de diferentes áreas, oferecem visualização gráfica dos indicadores financeiros, permitem análises retroativas e proativas.

Essa solução auxilia no acompanhamento e análise de indicadores financeiros, fornecendo eficiência, precisão e dados precisos para tomada de decisões estratégicas.

Conclusão

Ao longo do artigo, você viu que o uso de indicadores financeiros permite maior compreensão  do desempenho de uma empresa. Como mencionamos, os sistemas de gestão financeira são ferramentas que podem tornar esse processo mais eficaz e prático.

Na hora de contratar a melhor solução, conheça a solução da ADV Tecnologia, que oferece controle financeiro de forma simples e prática, oferecendo um painel intuitivo para as análises financeiras. 

Nosso sistema oferece diversas funcionalidades, como controle de estoque, de produção, vendas, emissão de boletos e nota fiscal, força de vendas, integração, relatórios gerenciais e muito mais. Acesse o site e conheça mais sobre o nosso software de gestão financeira.


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